
Damien Baxendale foi sentenciado a 10 anos de regime fechado após deixar sua ex-namorada de 23 anos, Chelsea Hayes, completamente inconsciente, com suas roupas rasgadas e em uma poça de sangue dentro de seu apartamento em Bolton, Manchester (Inglaterra).
A vítima estava tão inchada que sua filha de três anos de idade, Shernia, não conseguiu reconhecê-la após as cirurgias de emergência. Hoje, Chelsea ainda sofre de dores de cabeça, náuseas, tontura, perdas de memória e depressão. Rachel White, advogada da acusação, disse na sessão do tribunal de Bolton que um vizinho viu o rapaz de 24 anos do lado de fora de seu apartamento, às 3 da manhã no dia 3 de agosto, chutando alguém na face “como se estivesse bicando uma bola de futebol”. Quando os policiais chegaram, Baxendale se recusou a deixá-los entrar, alegando que Hayes estava dormindo, mas cedeu quando eles ameaçaram derrubar a porta.
A advogada disse no tribunal: “Todo o apartamento estava coberto de sangue. Chelsea Hayes estava gravemente ferida no chão, inconsciente, com marcas das mãos do Sr. Baxendale em seu pescoço”. De acordo com White, ao entrar no carro da polícia, o agressor afirmou aos guardas que Hayes estava bêbada, que “tudo foi culpa dela” e alegou que ela havia batido a cabeça sozinha.
Enquanto sua namorada estava inconsciente e quase morte no hospital, Baxendale disse aos policiais: “Quando ela acordar, ela vai confirmar tudo o que eu estou dizendo”. O tribunal ouviu de Hayes, 10 dias após receber alta no hospital, que ela não se lembra de qualquer evento que ocorreu naquela noite. White então disse: “Esse é o tipo de lesão geralmente visto em acidentes de carro.”
Damien quase matou Chelsea; ele a deixou com um sangramento no cérebro, duas vértebras fraturadas, uma cavidade ocular fraturada que teve que ser reconstruída, ligamentos do pescoço danificados, os olhos roxos e os lábios tão inchados que a impossibilitavam de abrir a boca.
O rapaz já havia espancado uma de suas ex-namoradas em fevereiro do ano passado, e foi libertado ao pagar uma fiança não divulgada pelo tribunal. No caso anterior, Baxendale fraturou o nariz de sua ex-namorada ao repetidamente socá-la no rosto.
Ontem, no tribunal de Bolton, Baxendale recebeu sua pena de 10 anos de prisão. Membros da família de Hayes gritaram e aplaudiram na sessão, quando a sentença foi revelada.Em média, uma pessoa violentada pelo(a) companheiro(a), namorado(a) ou esposo(a) é agredida trinta vezes antes de pedir ajuda. Se você souber de alguma mulher, ou até mesmo um homem, que estiver sofrendo de violência doméstica, chame imediatamente a polícia.