O jovem caxiense Gabriel Andrade dos Santos conseguiu um feito histórico dentro do sistema educacional brasileiro; tudo porque o garoto prodígio foi selecionado através do programa Aliança Russa para cursa medicina no exterior.
O Aliança Russa é um programa que tem como objetivo: difundir e promover no Brasil o Programa de Estudos Universitários da Rússia e desenvolver a troca de conhecimento científico entre os dois países. Estimular pesquisas conjuntas nas áreas de ciência e tecnologia também são algumas das atribuições e objetivos da Aliança Russa de Ensino Superior.
Com sede na cidade de São Paulo, a entidade efetua todos os tramites do processo seletivo. Por intermédio da instituição, os brasileiros têm a chance de aprender o idioma russo, um dos mais fascinantes do mundo, além de fazer graduação e pós-graduação em todas as áreas acadêmicas.
Gabriel relatou ao titular do Blog que são aproximadamente 30 jovens selecionados em todo o país; o jovem está surfando de alegria sobre a conquista merecida, fruto de muito esforço e horas de estudo.
Instituições Russas

Entre as instituições russas mais conceituadas estão as universidades de Universidade Estatal de Bélgorod que é “banhada” com estrutura de “ouro”, a instituição está entre as melhores universidades do país; a Universidade da Amizade dos Povos, de Moscou recebe centenas de estudantes de diversos países anualmente; a Universidade Politécnica de São Petersburgo é outra referência mundial nas ciências exatas; a Universidade Médica de Moscou, também em Moscou é reconhecida como uma das melhores instituições do mundo na área médica, e aUniversidade Médica Estatal de Kursk (A qual Gabriel foi selecionado) é referência pelo ensino médico no idioma inglês e é reconhecida pela W.H.O e Red Cross Internacional, que tem grande influência na aprovação de cursos no mundo, semelhante ao MEC brasileiro.
O profissionalismo da Aliança Russa, aliado à alta qualidade do sistema de ensino russo foi a principal herança deixada pelo período socialista na Rússia o que despertou o interesse de Gabriel ao país dos czares. O sistema de ensino russo é um dos mais sólidos do mundo, sendo referência em diversas áreas do conhecimento, tanto que não é raro na Rússia se encontrar universidades com alunos vindos de mais de 80 países.

Gabriel aproveitou para ressaltar que :” será uma excelente oportunidade de agregar o meu currículo um curso de alta qualidade, com custos reduzidos, e uma língua estrangeira diferenciada isso foi o que mais me chamou a atenção”, enfatiza todo cheio de vida o prodígio.
Inscrição:
Gabriel declarou ao titular do blog os passos para concorrer a uma vaguinha no exterior: para se inscrever, Gabriel enviou a documentação solicitada e participou de uma entrevista que pode ser presencial ou por telefone, dependendo da sua localidade. 
Na entrevista ele enfatiza que junto a sua mãe se recheou de esclarecimentos e informações sobre as universidades e o curso desejado, que no caso de mesmo é medicina. Depois da análise dos seus documentos e do perfil de seu círculo familiar, recebeu a resposta do processo seletivo, positiva claro.
O que chama a atenção é que o jovem não  precisa chegar sabendo e "manjando" fluentemente a língua russa ou inglesa, ele revela que aprenderá na Faculdade Preparatória que é localizada como anexo dentro da própria Universidade; sendo que só após estes 6 meses da preparatória de linguagem é que dará início ao curso de medicina.
A cidade que o jovem vai ter que se acostumar pelo próximos 7 anos: 
Kursk é um dos centros culturais e religiosos da Rússia. A cidade tem um grande complexo industrial, centros científicos e educacionais. Kursk é centro de transportes da Rússia Central.
A cidade é a capital do da região de Kursk, oeste da Rússia, tendo aproximadamente 412.000 habitantes. Situada na parte Europeia da Rússia, 500 km ao sul da cidade de Moscou, Kursk é um grande centro industrial, cultural e científico, com temperaturas de +20ºC no verão e -8ºC no inverno. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelos alemães de 1941 a 1943. Depois que as tropas soviéticas retomaram Kursk em 1943, foi o lugar da maior batalha de tanque da história. A cidade foi ocupada pela Alemanha de 1941 a 1943 e em Julho de 1943, as tropas alemãs atacaram o Exército Vermelho.
Tirando Dúvida: Parte do Programa de estudos é subsidiada pelo Governo Russo, quais valores o aluno desembolsa?
O jovem “clareou” que o Governo Russo auxilia os alunos estrangeiros para que estudem em suas Universidades, colocando valores simbólicos pelos estudos, livros, tutoria acadêmica e claro, bancando gastos diários das moradias (gás, água quente e fria, luz, calefação) e quase todas as mensalidades do seguro médico (11 parcelas por ano).
O aluno tem que desembolsar gastos com taxas de serviços, visto de estudante, legalizações de documentos, passagens aéreas, alimentação, e valores simbólicos pelos estudos, livros, tutoria acadêmica, moradia compartilhada, seguro médico e transporte (este último, se necessário for).
O por que disto ser uma vitória?
Gabriel será dos poucos maranhenses a ter conseguido este feito e o primeiro caxiense a tal façanha. O garoto “diluiu” que o programa é rigoroso tanto na entrevista quanto na análise da documentação.
Gabriel finaliza: “Embarquei para a realização do meu sonho em julho deste ano com mais 29 selecionados de toda parte do Brasil”
Biografia momentânea de Gabriel

Gabriel Andrade dos Santos 17 anos, nascido em 18/09/1997.É filho adotivo e por ironia do destino caiu de paraquedas em uma família que lhe deu todo amor e abriu portas para a realização deste sonho.

Terminou os estudos em 2014 no Centro Educacional Facema (Cefa), nunca reprovou e sempre com bons conceitos perante os educadores.
“Migrou” para Teresina este ano- 2014 para realização do pré-vestibular quando soube pelos professores do próprio cursinho que haveria esta seleção para brasileiros estudarem na Rússia.
 
Top